Porque é que os sistemas e equipamentos de paragem de quedas são importantes para trabalhar em altura?
Em trabalhos realizados a alturas consideráveis onde existem riscos mortais, é obrigatório utilizar sistemas de paragem de quedas e equipamento para protecção do trabalho. A sua principal função é proteger o trabalhador de uma possível queda, conseguindo uma paragem segura e travando a queda.
Um dos erros mais comuns é não saber distinguir entre sistemas que impedem uma queda e sistemas que a prendem. O equipamento de paragem de queda é um sistema de protecção que limita a força do impacto e pára a queda em caso de acidente, ou seja, não impede a queda, mas pára-a.
Objectivos dos equipamentos e sistemas de paragem de quedas
Como dissemos, a função dos sistemas de detenção de quedas não é impedir uma queda, mas sim impedi-la. Entre os seus objectivos, podemos destacar os seguintes:
- Para assegurar que o corpo percorre a distância vertical mais curta possível.
- Para garantir uma travagem segura do trabalhador.
- Para garantir que o trabalhador permanece suspenso no ar sem sofrer qualquer dano.
Elementos essenciais dos sistemas de detenção de quedas
Arnês de captura de quedas
O arnês de paragem de queda é o dispositivo que segura o corpo ao cair e assegura a posição correcta do trabalhador quando a queda é presa. É essencial que esteja correctamente ajustado ao corpo e que seja tomado extremo cuidado ao colocá-lo.
Mosquetão
O mosquetão é um sistema de abertura metálica utilizado para fixar os diferentes elementos do equipamento de paragem de quedas. Para maior segurança é recomendado que tenha uma fechadura de parafuso.
Dispositivos de paragem de quedas
Os dispositivos de paragem de quedas deslizantes são um elemento chave neste tipo de equipamento. É um elemento que acompanha o trabalhador durante as suas mudanças de posição para cima e para baixo, e no momento em que ocorre uma queda, bloqueia automaticamente evitando um acidente.
Absorvedor de energia
O absorvedor de energia faz parte do arnês de segurança. Permite que a energia cinética causada por uma queda seja dissipada através da redução da velocidade da queda. As quedas ocorrem a alta velocidade, pelo que é essencial ter este elemento no lugar para evitar choques e ferimentos durante o acidente.
Se necessitar de mais informações sobre como identificar riscos, cumprir os regulamentos e como escolher o EPI que melhor se adapta ao seu negócio, a nossa equipa de peritos aconselhá-lo-á a todo o momento na sua compra. Contacte-nos.