Conforto no trabalho
A utilização de vestuário de trabalho ergonomicamente concebido que facilite o movimento pode melhorar significativamente o desempenho de qualquer tarefa. Não só porque o tecido ou desenho se adapta de forma óptima e confortável ao corpo, mas também porque o tecido e material a partir do qual uma peça de vestuário é feita pode também garantir segurança e protecção ao trabalhador.
Diferentes tipos de tecido
Algodão
Camisas 100% algodão são comuns em empregos onde se utiliza fogo, lascas ou electricidade porque não é altamente inflamável. A respirabilidade também torna este tecido muito confortável para todos os tipos de trabalho ou em ambientes quentes.
Poliéster
Tecido sintético feito de elastómeros que provêm do petróleo. Muito versátil devido à sua grande capacidade de ser muito bem moldado e adaptável a diferentes usos.
Uma grande qualidade do poliéster é que tem uma grande capacidade à prova de água. Ideal para trabalhos em contacto com a humidade ou água.
Malha de Piqué
É um tecido composto por 50% poliéster e 50% algodão com um acabamento em relevo sob a forma de cordas ou espigões. Comummente utilizado em camisas pólo devido às suas qualidades em durabilidade, flexibilidade e transpiração.
Alta visibilidade
Em situações de elevados níveis de rega, é necessário utilizar vestuário que facilite a visibilidade e permita que o trabalhador que o usa seja localizado rapidamente.
O vestuário deste tipo é feito de dois tipos de materiais: um fluorescente (fundo) e um retrorreflector. Um para visibilidade durante o dia e outro para visibilidade à noite ou em condições de pouca luz.
Material fluorescente
Os materiais fluorescentes são caracterizados pela conversão de luz ultravioleta invisível em luz visível. Esta propriedade faz as peças de vestuário parecerem mais brilhantes e coloridas. Além disso, oferecem um bom contraste com as cores do ambiente urbano ou natural. Há três cores possíveis: amarelo, vermelho alaranjado e vermelho.
Material retrorreflectante
Este material ajuda o olho a perceber a luz em condições de pouca luz. Quando os raios de luz voltam à direcção de onde vieram, é aí que ocorre o efeito de retrorreflexão. Um exemplo deste efeito são os faróis dos automóveis que iluminam um tal material.
Os materiais retrorreflectores parecem mais brilhantes para o observador desde que este esteja localizado perto da fonte de luz.
A norma UNE EN 471 inclui todos os requisitos que este tipo de vestuário de alta visibilidade deve satisfazer. Na secção de vestuário de alta visibilidade de Reysan Atlantic ® pode encontrar uma vasta selecção deste tipo de vestuário de protecção.