A legislação estabelece que todos os locais de trabalho devem dispor de um kit de primeiros socorros para garantir a prestação de primeiros socorros tão rapidamente quanto o tipo de danos previsíveis o exija. Deve-se garantir que a pessoa ferida possa aceder a ele ou deslocar-se para o local do acidente (kit portátil de primeiros socorros).
Este requisito aplica-se a todos os locais de trabalho e, se houver mais de 50 trabalhadores ou mais de 25 a valorizar o perigo, deve haver também espaço para primeiros socorros e cuidados de saúde.
Na seção de kits de primeiros socorros você vai encontrar vários modelos adaptados a diferentes tipos de empresas, como aqueles que trabalham com alimentos (padarias, hotéis, açougueiros, detectáveis ...), kits de olhos, para fazer boca a boca ou para compressão.
A obrigação relativa aos kits de primeiros socorros consta do anexo VI do Decreto Real 486/1997, de 14 de Abril, que estabelece as prescrições mínimas de segurança e de saúde nos locais de trabalho. De acordo com esta lei, que materiais e utensílios devem estar contidos em um kit de primeiros socorros?
Materiais obrigatórios num estojo de primeiros socorros no trabalho
Independentemente dos casos especiais, cada local de trabalho deve estar equipado com pelo menos um kit portátil de primeiros socorros:
- Desinfetantes e anti-sépticos autorizados
- Gaze esterilizada
- Algodão hidrofílico
- Vender
- Espargos
- Pensos adesivos
- Tesouras
- Pinças
- Luvas descartáveis
Se a empresa tiver mais de 50 trabalhadores, é necessário criar uma sala para primeiros socorros e outros cuidados de saúde possíveis. Esta sala deve ter pelo menos:
- Um kit de primeiros socorros
- Uma maca
- Uma fonte de água potável
A autoridade trabalhista também pode determinar que tal sala seja estabelecida em empresas com mais de 25 trabalhadores nas quais há um perigo maior ou dificuldades de acesso ao centro de saúde mais próximo.
Aspectos a ter em conta no kit de primeiros socorros da empresa
- É necessário rever periodicamente os materiais e substituí-los quando são utilizados.
- O equipamento e as instalações de primeiros socorros devem ser claramente assinalados.
- O kit de primeiros socorros deve ser adaptado à dimensão da empresa, aos riscos a que está exposta e à distância a um centro de saúde.
- Além dos materiais extras com os quais um kit básico de primeiros socorros pode ser equipado, existem outros dispositivos de primeiros socorros que são muito úteis em empresas.
Outros dispositivos de primeiros socorros
Nos locais onde se distribuem alimentos e bebidas ou nas cantinas das empresas, também é interessante ter um dispositivo de primeiros socorros contra asfixia. Um dispositivo de sucção simples mas eficaz para evitar a obstrução das vias respiratórias em caso de asfixia.
Tal como na asfixia, numa paragem cardiorrespiratória ou num ataque cardíaco, agir rapidamente pode salvar vidas. Existem agora ressuscitadores ou desfibriladores portáteis que actuam como ressuscitadores de uma vítima de paragem cardiorrespiratória ou ataque cardíaco.