Favoritos
0
Novidades

Que tipo de roupa à prova de fogo precisa de acordo com o seu trabalho?

Dependendo do sector ou das tarefas a realizar

08/04/2019
Que tipo de roupa à prova de fogo precisa de acordo com o seu trabalho?

O vestuário de protecção resistente ao fogo é aquele que é resistente ao calor ou ao fogo. Foi concebido para locais de trabalho onde o operador deve proteger-se contra chamas, calor ou fogo. Note-se que este tipo de vestuário muda em função do sector ou das tarefas a realizar num determinado contexto.

Em todo o caso, há alguns ofícios em que a utilização de vestuário ignífugo é obrigatória na maior parte das tarefas. É o caso dos bombeiros e soldadores, cujo vestuário tem um pictograma especial específico e legislação muito específica, incluída na norma espanhola (UNE).

Vestuário de protecção para bombeiros

No caso dos bombeiros, é evidente a existência de vestuário de protecção contra incêndios. Dependendo do tipo de tarefas que realizam, encontramos os seguintes trajes à prova de fogo:

  • Bombeiros estruturais: UNE-EN 469:2006. Este vestuário de protecção para bombeiros é utilizado para combate a incêndios e actividades conexas, tais como salvamentos. Também para salpicos acidentais e possíveis salpicos de produtos químicos líquidos e líquidos inflamáveis.
  • Bombeiros florestais: UNE-EN 15614:2007. Esta norma regista todos os requisitos térmicos destas peças de vestuário, tais como a propagação de chamas, calor radiante ou resistência ao calor.
  • Vestuário reflector para bombeiros: UNE-EN 1486:2008. Vestuário de protecção reflectora para trabalhos especiais de combate a incêndios (níveis muito elevados de calor radiante, convectivo e de contacto). Por exemplo, em incêndios de gás e líquidos inflamáveis. Ele é usado por curtos períodos de tempo, protege contra o contato com chamas e reflete calor radiante intenso em situações de alto risco.

Vestuário de protecção para soldadores

O soldador é outra profissão em que os trabalhadores devem usar proteção térmica. Estes são alguns dos riscos decorrentes dos processos de soldadura e tarefas relacionadas:

  • Exposição ao calor e/ou chamas que podem resultar em queimaduras por contato de curto prazo com uma chama ou calor radiante do arco elétrico usado para soldagem.
  • Salpicos de metal fundido.
  • Breve choque eléctrico devido a contacto acidental com condutores sob tensão até cerca de 100 V (DC) em condições normais de soldadura.

O vestuário de protecção do soldador satisfaz estas necessidades e pode ser classificado de acordo com os seguintes tipos:

  • CLASSE 1: protecção contra técnicas de soldadura e situações menos perigosas, que produzem níveis mais baixos de salpicos de metal fundido e calor radiante. 
  • CLASSE 2: protecção contra técnicas de soldagem e situações mais perigosas, com mais respingos de metal fundido e calor radiante. 

A norma para a soldadura de vestuário e processos relacionados está agrupada em UNE-EN ISO 13668:2013 (requisitos gerais) e UNE-EN ISO 11611:2015 (requisitos específicos).

Nos casos em que é necessário um fato, existem as opções de um fato de soldador ou um fato de duas peças, composto por calças e casaco, com comprimento suficiente para se sobrepor à parte superior das calças.

Para proteger a cabeça, rosto, mãos e pés podem ser utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) extra.

Para a protecção das mãos, o uso de luvas de protecção específicas, tais como luvas de forno profissionais, que garantem uma elevada resistência ao calor.

Se tiver alguma dúvida sobre o tipo de vestuário à prova de fogo necessário para o seu trabalho, não hesite em contactar a equipa da Reysan. Nós aconselhá-lo-emos sobre a melhor opção!

Podemos ajudar?
976 646 822